DESVENDANDO O JIU-JITSU BRASILEIRO
INTRODUÇÃO
Patrimônio Cultural pode ser definido como um conjunto de práticas, representações, conhecimentos e técnicas que determinados grupos reconhecem como de valor, devendo ser preservado e difundido. Ao estudarmos a história e cultura de uma sociedade, nos valemos de sinais, manifestações da ação humana que nos permitam compreender origens, transformações e permanências.
A Arte Suave: desvendando o Jiu-Jitsu Brasileiro busca trazer elementos que destaquem a riqueza de expressões e a profundidade de significados presentes nesta que é muito mais do que um estilo de luta. O Conteúdo divide-se em três eixos centrais: História, Arte e Cultura. A Linha Histórica mostra como uma semente oriental encontrou em solo brasileiro o terreno fértil para fincar raízes e brotar como algo novo.
Uma arte marcial genuinamente nacional, que se desenvolve e que é levada a todos os cantos do mundo. Em Arte, os movimentos, lutas memoráveis e grandes nomes são apresentados como as pinturas e artistas que são. Por fim, em Cultura, a Arte (Jutsu) Suave (Ju) é retratada como um verdadeiro patrimônio nacional, por suas múltiplas facetas e dimensões.
Para os adeptos do Jiu-Jitsu Brasileiro (ou Brazilian Jiu-Jitsu – BJJ), esperamos que este conteúdo, retirado diretamente da nossa exposição, traga ainda mais paixão pela prática. Para os recém-chegados, que sirva de porta de entrada para um universo surpreendente e encantador.
Hélio Gracie
Ao lado de seu irmão, Carlos, é considerado o fundador do jiu-jitsu Gracie, mais tarde conhecido como Jiu-Jitsu Brasileiro, tendo sido um dos grandes responsáveis por sua disseminação no país. Aprimorou e desenvolveu novas técnicas para compensar seu biotipo, tornando-se praticamente imbatível entre 1932 e 1955.
“Jiu Jitsu é uma eficiência pessoal para proteger os mais fracos, o que qualquer um Pode Fazer. É A Força Da Alavanca Contra A Força Bruta.”
“Se você quer ser um leão, você deve treinar com leões.”
Carlson Gracie
Considerado uns dos principais atletas de sua geração, Carlson Gracie é o filho mais velho de Carlos Gracie, e um dos representantes mais expressivos da Família Gracie. Exímio treinador, seu legado se constitui não somente de bons lutadores, mas treinadores que, hoje, comandam algumas das melhores equipes de MMA do planeta.
Fábio Gurgel
Um dos fundadores da Alliance Jiu-Jitsu, equipe 12 vezes campeã mundial, Fábio Gurgel é considerado um dos melhores treinadores do Jiu-Jitsu Brasileiro. Começou aos 13 anos, tornando-se faixa-preta aos 19. Foi um dos melhores lutadores de sua geração, tendo no currículo 4 Campeonatos Mundiais Adulto, entre diversos outros.
“Concentra. Esquece o tempo, esquece tudo! Faz o seu melhor.”
Demian Maia
Detentor de dois títulos mundiais, três títulos da Copa do Mundo, um Pan-Americano, dois Norte-Americanos, um ADCC, um Brasileiro e sete Estaduais Paulistas em campeonatos de Jiu-Jitsu Brasileiro. Em 2017, foi o número 1 no ranking dos meio-médio do UFC. É também o brasileiro com o maior número de vitórias na história do campeonato, 22, sendo o maior representante da arte suave na competição.
HISTÓRIA
ORELHA ESTOURADA
A “orelha estourada”, ou “couve-flor”, é marca registrada dos praticantes de jiu-jitsu. Por ser um esporte de contato físico intenso, com boa parte dos movimentos envolvendo atrito excessivo, ao longo do tempo as orelhas dos lutadores pagam o preço. No entanto, esse processo depende de uma série de fatores, como genética e mesmo estilo de luta.
FAMÍLIA JIU-JITSU
Pelo tempo vivido em grupo, nada mais natural do que as equipes se tornarem verdadeiras famílias. E como tais, cada qual possui suas tradições e rivalidades. Muito além da luta, as academias e escolas se tornam segundas casas dos praticantes da arte suave. Para o lutador e antropólogo Diego Colino: “A academia é nossa casa, e, o campeonato, a rua”
LADO SOCIAL
A filosofia por trás da arte suave sempre deu grande atenção ao bem-estar do grupo. E isso se estende para muito além do tatame. Diversos projetos levam os benefícios do Jiu-Jitsu Brasileiro para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Escolas e grandes campeões passam a destinar parte de seus rendimentos para causas em que acreditam e projetos sociais que levam à transformação por meio do esporte. Conheça e apoie os projetos da sua escola!
Desde o ministro do Supremo Tribunal Federal e faixa-coral Luiz Fux ao apresentador e faixa-preta Sergio Malandro, a lista de celebridades apaixonadas pela arte suave é extensa. O hendecacampeão (11x) mundial de surf e faixa-azul Kely Slater já afirmou que os pais deveriam colocar seus filhos no jiu-jitsu antes de qualquer outro esporte.
• A Dieta Gracie
Além de novas técnicas de treinamento físico e de combate, Carlos Gracie criou também uma dieta natural, sistematizada muitos anos depois pelo sobrinho Rorion Gracie. Propõe combinações nas refeições e mudanças progressivas nos hábitos alimentares em busca de força, resistência saúde.
• Açaí
Alimento base no norte do país, sua popularização no Brasil e no mundo teve a Família Gracie, originária de Belém, como importante aliada. Com a expansão do Jiu-Jitsu, produtores locais passaram a patrocinar campeonatos, dando início à difusão do consumo de açaí, em diversos formatos. Assim começou também a forte relação entre açaí e esporte.
• Apelidos
Dar apelidos é praticamente parte da cultura nacional. No Jiu-Jitsu Brasileiro, não é diferente. Na maioria das vezes, leva-se em conta alguma característica particular da pessoa – e criatividade não falta! Basta começar a treinar que, em pouco tempo, todo praticante da arte suave recebe o seu apelido ou “nome de guerra”.
• Surf
O que começou na década de 1970 com um estranhamento entre surfistas e lutadores, que se aventuraram no surf nas praias cariocas, se tornou uma relação de intensa amizade: os primeiros passaram a frequentar academias de jiu-jitsu para conhecer a arte marcial tão eficiente; em contrapartida, levaram o gosto pelas ondas aos colegas de tatame.
Escola Demian Maia de Jiu-Jitsu Brasileiro
Av. Imperatriz Leopoldina N°1571 – Vila Leopoldina – SP
Tel: (11) 2501-7282 / Cel: (11) 94580-9260
Email: adm@escolademianmaia.com.br